Mappit Fique ligado

Como montar um currículo atrativo?

3

Muitos estudantes e profissionais em início de carreira pensam que a falta de experiência atrapalha a construção de um currículo adequado e muitas vezes cometem erros ao tentarem incluir informações desnecessárias e sem relação à vaga e ao trabalho. Um currículo objetivo, mesmo que com pouca experiência, pode ser interessante e bem apresentado desde que sejam tomados alguns cuidados.

Para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e ser notado por uma empresa em meio a tantos outros candidatos é imprescindível ter um bom currículo. Muitos profissionais não avançam nos processos seletivos por conta de um currículo pouco atrativo. Mas como montar um bom currículo?

Carta de apresentação

Uma carta de apresentação contando um pouco do seu objetivo em trabalhar na área e sua experiência, se houver, é sempre muito bem-vinda. Nessa carta, assim como em todo o currículo, é essencial atentar-se ao português e evitar gírias.

Escolaridade

No item escolaridade é importante destacar também os cursos extracurriculares que tenham relação à área e lembrar-se de colocar as instituições de ensino e o ano de conclusão de cada curso.

Experiência

Caso tenha experiência na área ou em outra, é fundamental descrever as principais atividades desempenhadas dentro do trabalho e contar um pouco sobre as empresas por onde passou. O usual é começar pela última experiência e não esquecer de nominar o cargo que você ocupou ou ocupa atualmente.

Viagens internacionais

Falar das experiências internacionais de estudo, ou mesmo viagens internacionais a trabalho, é importante. Descreva a situação, o motivo e porque a experiência foi importante e marcante para sua vida profissional.

Projetos e voluntariado

Trabalhos voluntários ou projetos dentro da faculdade também costumam ser vistos com bons olhos pelos recrutadores, principalmente se o profissional não possui experiência corporativa. Explique cada projeto e mostre as habilidades requeridas e desenvolvidas em cada um deles.

Atente-se!

Ao revisar o currículo, analise se o documento não está visualmente poluído, com pouco espaçamento entre os tópicos e desalinhado. Utilize fontes simples e evite cores, fotos ou grafismos. Tenha um currículo simples, verdadeiro, objetivo e que exalte suas qualidades e experiências. Boa sorte!

 

*Siga a Mappit no Facebook e no Linkedin e fique de olho em conteúdos cheio de dicas para você se dar bem em um processo seletivo e no mercado de trabalho.