Mappit Fique ligado

Como conquistar mais autonomia no trabalho?

5

Ao conquistar uma posição na área desejada é natural que o profissional se sinta ansioso para demonstrar todas as suas qualidades e seu potencial, o mais rápido possível. No entanto, a autonomia nem sempre caminha ao lado da proatividade. O iniciante na carreira precisa adquirir experiência e a confiança do gestor para conseguir mais espaço dentro da empresa, e é preciso respeitar este tempo que varia de gestor para gestor. Existem, porém, meios de agilizar o ganho de autonomia e a consequente responsabilidade que este passo traz.

A autonomia

A autonomia está muito ligada à confiança do gestor em sua equipe. Demonstrar dedicação e comprometimento nas atividades e envolver-se em ações que não fazem parte especificamente da função para a qual o profissional foi contratado, mas que sejam possíveis de contribuir, são atitudes bem-vistas e que favorecem o aumento da confiança.

A agilidade

A execução das tarefas, entretanto, deve atender as exigências da empresa e do gestor no que diz respeito à qualidade. Quanto menos trabalho o profissional der ao gestor, mais autonomia ele pode receber em troca, e para isso, a agilidade deve estar acompanhada da qualidade.

O aprendizado

É fundamental aproveitar o início da carreira e o tempo em que a autonomia ainda não faz parte da rotina, para aprender ao máximo observando profissionais mais experientes e preparando uma base sólida de conhecimento para alcançar o próximo desafio.

O erro

Um erro comum é acreditar que está preparado para ter mais autonomia porque um colega de trabalho, no mesmo patamar, está caminhando neste sentido e passará a gerir novas atividades. Pode parecer inevitável fazer uma comparação, mas é importante que o profissional foque em si mesmo, e avalie suas qualidades e pontos que podem ser melhorados.

O feedback

Ao longo do tempo, o profissional vai notando sinais enviados pelo gestor, pela empresa, e pelos colegas de trabalho, que mostram que o momento de ter mais autonomia, e talvez uma promoção, esteja próximo. Nestes casos, é importante fazer uma auto avaliação e ter um feedback da liderança antes de partir para um movimento proativo de pedir mais trabalho ou responsabilidades.

 

Siga a Mappit no Facebook e no Linkedin e fique de olho em conteúdos cheio de dicas para você se dar bem em um processo seletivo e no mercado de trabalho.